segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Tenha piedade

Pessoas piedosas são pessoas que carregam consigo a tranqüilidade de serem abertas às modificações do tempo, pois o seu olhar para o mundo é diferente.

A piedade reside na capacidade de amar com doçura, cuidado e perdão.

Um ser piedoso não é o que “tem dó” dos outros, ou que se comove com situações de dor, perda ou miséria alheia. Isso não é piedade, é apenas uma sensação de incômodo íntimo, misturado, muitas vezes, com culpa e impotência para a ação.

A piedade reside no jeito de amar o próximo, na maneira com que o olhar se move para as carências do outro, sem comparar com as nossas. Ou seja, não é medir o quanto o outro é miserável e infeliz; é partilhar a nossa Graça e Felicidade.

Elas (Graça e Felicidades) são completas quando oriundas do seio do Espírito, do Hálito de Deus. E dividi-las de forma sincera e aberta, com carinho e respeito às limitações dos outros é a forma piedosa de ser.

Jesus de Nazaré ao se encontrar com a Samaritana, em Sicar, pede a ela água, o que causa imenso espanto àquela mulher. Ele, judeu e homem, portanto socialmente superior à ela, mulher e samaritana, desfaz-se do modelo social e encara o ser humano na sua frente. E o faz com cuidado e respeito, o que deixa a mulher ainda mais impressionada e à vontade.

O dom da Piedade nos faz mais próximos das necessidades de nossos irmãos, pois nos colocamos ao lado deles e não acima deles, com distanciamento, medo ou orgulho de “quem está ajudando”.

Outra confusão comum é pensar que piedade e assistencialismo sejam a mesma coisa. Muitos de nós ajudamos nossos semelhantes oferecendo esmolas e auxílios de todas as ordens. Atitude importante e louvável. Necessária e prioritária para minimizar a pobreza alheia. Contudo, isso por si só não constitui a piedade.

O ser piedoso tem nessas atitudes apenas como uma das manifestações de sua vida aberta ao outro.

Uma das formas mais difíceis de manifesta a piedade é a presença e a escuta. Pois, mais que oferecer coisas, é oferecer-se, partilhar o que temos de mais precioso, nós mesmos e nosso tempo.

Quando suplicamos por piedade, estamos, de fato, pedindo que o outro se coloque em nosso lugar e partilhe conosco do nosso sofrimento, portanto: Tem piedade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário