segunda-feira, 24 de maio de 2010

Conselhos e Orações

No encontro da fazenda, entre tantos testemunhos emocionantes e demosntrações de amor e entrega pela causa cristã, uma frase do Paulo Tadeu, me chamou muito a atenção.

"Doar não é dar o que te sobra, e sim, partilhar o que se tem".

De imediato, pensei em bens materiais, mas partilhar é bem mais amplo. Os bens materias são importantes, mas partilhar o amor, o tempo, a atenção e os dons, é por vezes, e pra muita gente, tão importante quanto o ar que se respira. E esse sentimento, permeou o nosso final de semana.

Estas palavras não saem da minha mente. A todo instante, penso em novas formas de repartir com todos, tudo o que tenho de melhor em minha vida. Como numa tentativa inútil de "pagar" o bem que foi feito ao meu coração.

De certo, só sei, que quanto mais eu tento fazer, mais por mim é feito. No Reino de Deus é assim... quem quiser ser grande, seja o menor entre vós. Quero então, comprtilhar com vocês uma oração que me traz muita paz e serenidade.

"Desiderata" é uma oração que foi encontrada na velha Igreja de Saint Paul, em Baltimore, EUA, no ano de 1692. Além de um texto poético, desiderata permanece moderna, tal como todas as orações inspiradas no Espírito Santo.

Eu vejo esta oração como se fossem "conselhos"... e é como se diz lá no interior de Minas... aconselhar é como beijar, não lhe custa nada e é algo agradável de se fazer.

Um abraço fraterno à todos. Que a paz esteja com vocês.

Márcio Vítor

Desiderata

Vá placidamente por entre o barulho e a pressa e lembre-se da paz que pode haver no silêncio.

Tanto quanto possível, sem capitular, esteja de bem com todas as pessoas.

Fale sua verdade calma e claramente e escute os outros, mesmo estúpidos e ignorantes, também eles têm a sua história.

Evite pessoas barulhentas e agressivas, elas são um tormento para o espirito.

Se você se comparar com os outros, pode tomar-se vaidoso e amargo, porque sempre haverá pessoas inferiores e superiores a você.

Desfrute suas conquistas assim como seus planos.

Mantenha-se interessado em sua própria carreira, mesmo que humilde, é o que realmente se possui na sorte incerta dos tempos.

Mas não deixe que isto o torne cego à virtude que existe, muitas pessoas lutam por altos ideais, e por toda parte a vida é cheia de heroísmo.

Seja você mesmo.

Principalmente não finja afeição, nem seja cínico sobre o amor; porque em face a toda aridez e desencantamento, ele é perene como a grama.

Aceite gentilmente o conselho dos anos, renunciando com benevolência às coisas da juventude.

Cultive a força do espirito para proteger-se num infortúnio inesperado.

Mas não se desgaste com temores imaginários.

Muitos medos nascem da fadiga e da solidão.

Acima de uma benéfica disciplina, seja bondoso consigo mesmo.

Você é filho de Deus, não menos que as árvores e as estrelas, você tem o direito de estar aqui, e quer seja claro ou não para você, o universo se desenrola como deveria.

Portanto esteja em paz com Deus, qualquer que seja sua forma de concebê-lo e seja qual for a sua lida e suas aspiraçoes, na barulhenta confusão da vida, mantenha-se em paz com a sua alma.

Com todos os enganos, penas e sonhos desfeitos, este é ainda um mundo maravilhoso...

Esteja atento.

Empenhe-se em ser feliz.


Nenhum comentário:

Postar um comentário