terça-feira, 17 de agosto de 2010

UM EXÉRCITO EM ORDEM DE BATALHA


A Legião de Maria nasceu em Dublim, a 7 de setembro de 1921, véspera da Natividade de Nossa Senhora, por iniciativa de Frank Duff, que se reuniu com mais 14 pessoas para, juntas, procurarem uma forma de apostolado.


Neste encontro, todos invocaram o Espírito Santo e rezaram o Terço, depois resolveram visitar, dois a dois, tal como os Apóstolos, os doentes hospitalizados. Manifestando também o desejo de se reencontrarem todas as semanas.


Foi a partir dessa reunião que se deu início à Legião de Maria, que tem como elemento de base, o Praesidium (na Legião significa o grupo local), pequeno grupo de 4 a 20 pessoas que se divide em Praesidium adulto (maiores de 18 anos) e Praesidium juvenil (crianças e adolescentes). Tendo como características:


- oração em comum


Reza diária da “Catena Legionis” que é uma oração de união entre os membros da Legião juntamente com o terço;


- trabalho apostólico bem determinado


Definidos durante cada reunião e executado de dois a dois pelos membros ativos, estes podem ser: visita a família, Hora de Guarda, visita ao enfermo, confecções e distribuições de mensagens, entre outros.


- reunião semanal


Onde os legionários se encontram, rezam o terço com a Catena e prestam conta dos trabalhos marcados.


A Legião de Maria conta com dois tipos de membros: os membros ativos, que frequentam a reunião semanal e fazem os trabalhos e os membros auxiliares, que ficam em casa e rezam por nós.


Esta forma de apostolado, estendeu-se ao mundo inteiro, sendo hoje um movimento internacional, católico de leigos que querem colaborar na Missão evangelizadora da Igreja.Os Legionários dão-se, pois, a Nossa Senhora; querem ajudá-la na sua missão de Mãe da Igreja, eles consideram-se como instrumentos da Rainha dos Apóstolos e, pela sua intima união com Ela, entregam-se à ação do Espírito Santo que é o principal agente da evangelização.


Gostaria de agradecer ao Márcio e a Jacqueline pela oportunidade de evangelizar, de levar Maria ao mundo através desse artigo. Vocês foram instrumentos Dela, ao oferecerem oportunidade de divulgar um pouquinho sobre a Legião de Maria e quem sabe despertar a vontade de ser um membro, seja ele ativo ou auxiliar...


Obrigada de coração, que Maria os abençoe e os cubram com o manto Sagrado.


“O poder de Deus é certamente infinito, mas está, todavia, subordinado à Sua Sabedoria e Justiça; Sua justiça é também infinita, mas está subordinada ao Seu Amor; infinito é Seu Amor, mas sujeito à Sua infinita Santidade. Harmonizam-se, de tal maneira, as qualidades que, entre eles, nenhum choque é possível, pois cada um é maior na sua própria esfera. Deste modo, uma infinidade de infinitos, atuando cada um, segundo o seu modo de ser, junta-se na unidade infinitamente simples de Deus”


(Cardeal Newman: A Ordem, Testemunho e Instrumento de Unidade)



Maysa Xavier

Nenhum comentário:

Postar um comentário