segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

O que o Prodes representou na minha vida

O Mozart me fez o convite para escrever um artigo sobre ‘O que o PRODES representou na minha vida’. Durante dezessete anos participei do PRODES, sendo a minha participação bem ativa e atuante durante quatorze anos. Os últimos três anos de participação, foram nos Encontros dos familiares dos internos da fazenda.
Obviamente todos esses anos foram de intenso aprendizado e com certeza vivi momentos que eu guardarei com muito carinho e amor por toda a vida.
Aprendi muito com todos que convivi no grupo PRODES e trago no meu coração um ‘pedacinho’ de várias pessoas... Apesar de nossas vidas terem se distanciado fisicamente, as guardarei por todo o sempre com muito amor.
O maior ensinamento que o PRODES me proporcionou foi a importância de SER ÚTIL e a importância de servir ao próximo.
Refletindo sobre SER ÚTIL, penso que isso é um trabalho conosco mesmo, de uma vida inteira, já que para SER ÚTIL é necessário amar mais e melhor a si mesmo e às pessoas a cada dia. E isso é o que venho buscando sempre.
E não se pode falar em SER ÚTIL sem falar de DISPONIBILIDADE. SER ÚTIL, na minha compreensão, é disponibilizar e dar ao outro o melhor de si mesmo: os seus dons, o seu perdão, o seu amor, a sua compreensão, a sua aceitação, o saber ouvir, o não julgamento...
E, em tempos que a Natureza se rebela contra os desmandos e estragos do Homem, mais do que nunca, precisamos aprender a SER ÚTIL. É tempo de aprendermos o AMOR UNIVERSAL, de praticarmos ações e pensamentos de amor. E, se não podemos ajudar materialmente o nosso próximo, que pelo menos, possamos auxiliar com as nossas orações.
Como padre Osvaldo me falou várias vezes: “- As palavras convencem, mas o exemplo arrasta”. É hora de colocarmos na prática das nossas ações diárias, o Evangelho que o Cristo nos ensinou.
E não posso falar de PRODES sem deixar de citar o exemplo do padre Osvaldo. Esse mestre amoroso que várias vezes me ensinou a SER ÚTIL, a ter esperança, perseverança, amor e a ter fé com seus vários exemplos. Me lembro uma vez que estava no Caná preparando material para um evento que teria no final de semana... Eram mais de 9:00 Hs da noite, muita, muita chuva e o telefone tocou da fazenda falando que alguém precisava dele. Ele, então, entrou na capela para fazer uma rápida oração, pegou o carro e saiu debaixo daquele temporal arrasador para socorrer alguém que necessitava dele. A princípio fiquei apreensiva e fiz uma oração para que ele chegasse na fazenda em segurança. Pensei no pedaço de estrada de terra que ele teria que enfrentar, mas logo me veio um pensamento na cabeça: ‘Tenha fé, confia em Deus’! E deu tudo certo.
Assim, posso dizer que o PRODES foi uma das mais importantes escolas da minha vida. Seria muito bom que as pessoas e principalmente os jovens tivessem a oportunidade de ter um aprendizado como o que eu tive. Agradeço a Deus por tê-la vivenciado durante vários anos e também a minha profunda gratidão pelo P.O. que tantas vezes foi mestre amoroso, paciente e persistente comigo e com todos que passaram pela família de Caná. Que a paz e a luz de Jesus esteja com cada um de vocês.
Fatinha

Nenhum comentário:

Postar um comentário