segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

Gentileza

“Quando o Mozart pediu que escrevesse o artigo para o blog desta semana tentei sair fora, pensei em inventar uma desculpa, mas sinceramente, vi que não haveria como escapar. Com todo aquele modo cortês, ele convenceu-me com o argumento que eu era uma das últimas do grupo que ainda não havia participado...... Não tive como esquivar, mas já vou avisando: Nunca fui boa em redação.... Entendo-me melhor com os números! Respondi a ele que deixaria meu coração me guiar. Então vamos lá....

Quantas vezes cobramos atitudes dos outros que não praticamos?
Recentemente quando estava esperando um lanche em uma praça de alimentação, parei para observar o modo de agir das pessoas. É impressionante como algumas se julgam superiores. Fiquei assustada como estamos vivendo num mundo de soberba, hipocrisia, egoísmo e falta de ética. Os conceitos que meus pais me ensinaram foram bem diferentes. Convivemos com pessoas que não sabem o valor das palavras:
“Por favor”; “Com licença”; “Obrigado”; ”Desculpa”
Se na minha infância/juventude eu não cedesse o meu lugar para uma pessoa mais velha assentar, se não o tratasse por Sr ou Srª uma pessoa mais velha, se não me calasse quando minha mãe argumentava algo, se não me levantasse para a entrada de uma visita, se não pedisse benção aos meus avôs; tudo isso era considerado falta de educação e desrespeito. E se por acaso isso acontecesse, eu ia para o castigo. Não foi uma nem duas vezes que isso aconteceu..... e nem por isso morri ou fiquei revoltada. Alias agradeço-os por terem agido assim. Por terem ensinado a ter limite. Afinal os filhos são reflexos de seus pais. As “crianças são como um cd virgem.... vão gravar o que lhe é apresentado”.
Hoje não..... isso é comum!!!!
É tão comum vermos filhos “batendo boca” ou ainda agredindo pais e pais humilhando seus filhos publicamente.
Pessoas fingindo dormir para não ceder o assento no ônibus àquela senhora com uma sacola de compras.
Pessoas passando pela portaria de seus prédios, sem dizer bom dia/boa tarde/boa noite ao funcionário que ali está. “Por que é obrigação dele estar abrindo e fechando portas, afinal ele recebe para isso!!!”
Motoristas que, com sua pressa, não percebem que a faixa de pedestre é para travessia com segurança do pedestre, e simplesmente param sobre ela ou pior, a ignoram e que se dane a pessoa que ali está aguardando a vez para atravessar.
Motoqueiros fazendo suas pernas de pára-choques na eterna briga pelo tempo e espaço.
E os transeuntes no meio dos veículos..... quem será que vai vencer esta luta no eterno ringue de asfalto?
Jovens que humilham outros jovens... Por que se julgam superiores ao possuírem bens materiais a mais que outros.
Benção então!!!!!! Que isso??? Pra que isso???? Falar de Deus, religião, e Fé é careta!
Vivemos numa sociedade eclética, com personalidades diferenciadas, alguns pensam e age iguais a gente, mas também convivemos com pessoas sem limites, sem educação, sem valores.
É tão pequeno de caráter aquela pessoa que se prende aos valores das grifes e do consumismo.
Não foi isso que eu aprendi! Não são estes valores que dou aos meus filhos!
Tento passar para eles, que mesmo sendo criticados é necessário que segure a porta para o outro passar, que permita que alguém entre na sua frente num cruzamento, que fale baixo, que silencie o celular num restaurante, que não suje as ruas, que tenha respeito com os portadores de necessidades, que respeite nossos idosos, que agradeça a atendente da padaria e que seja humilde para pedir desculpas.
Não sei se meu coração conseguiu organizar minhas palavras ou se as palavras entenderam tudo o que meu coração quis dizer, mas resumindo: Precisamos urgentemente contagiar as pessoas com esse valor chamado Gentileza!

Ira Natacha

Um comentário:

  1. Ei Ira,

    Gostei muito do seu texto. Este negócio de deixar o coração falar é "tiro e queda". Sempre dá certo! E é isso aí: gentileza gera gentileza! Tomara que nossos filhos possam, quando adultos e pais, ensinar aos outros, fazer valer este circulo virtuoso.
    Um beijão.
    Carlinha.

    ResponderExcluir