terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

O Prodes em minha vida

A adolescência é uma fase complicada na vida de qualquer pessoa. É uma época onde tentamos romper com o mundo infantil, desafiar os conceitos e ensinamentos passados por nossos pais, descobrir e explorar as possibilidades do mundo e, principalmente, desafiar a tudo e todos.
Foi no final de minha adolescência que eu conheci o Recanto de Caná e o Prodes. Convidado a participar da Parada Prodes, aceitei com relutância, mais por curiosidade que por convicção. Durante aquele final de semana, vi pessoas que não conhecia defendendo os valores de uma vida bem vivida baseada nos ensinamentos de Cristo. A emoção e energia daquele final de semana foi simplesmente embriagante. Como a maioria dos encontristas, saí do Recanto de Caná extasiado!
Como disse, eu estava no final de minha adolescência e os ensinamentos que absorvi no Prodes me ajudaram a tentar me manter no caminho. Mas quando estava começando realmente a me engajar no trabalho do grupo, fui para Itabira fazer estágio de meu curso técnico. Com isso acabei me afastando do grupo, mas a semente estava plantada.
Nunca perdi totalmente o contato com o grupo, mas a distância parecia tão grande e parecia que tudo acontecera a tanto tempo. Carreguei a herança do Prodes em meu coração, mas guardei meus talentos.
Durante anos foquei a vida profissional, a vida econômica … e deixei de lado a vida Cristã.
Mas novamente recebi um chamado do Prodes, mais uma vez resolvi atendê-lo e mais uma vez recebi muito mais que ofereci.
Quando em 2008 começou a nascer a ideia do encontro da fazenda, eu fiquei pensando no trabalho que daria para organizar este encontro, o tempo que eu não tinha para me dedicar, tantas outras coisas que dificultavam a minha participação no encontro. Mas resolvi participar e foi uma das melhores escolhas que fiz na vida. Como aquele final de semana do início da década de noventa, quando participei da Parada Prodes, este encontro na fazenda reavivou uma chama que adormecia lá no fundo de minha alma. Só então percebi como aquela chama, aparentemente adormecida, esteve guiando meus passos ao longo de todos estes anos, concretizando valores nas tomadas de decisão, proporcionando alento nos momentos difíceis e aquecendo a alma nos momentos sombrios.
Somente após este encontro na fazenda foi que percebi o quanto o Prodes me ajudara em toda a minha vida, como ao longo dessa longa estrada ele esteve sinalizando os meus caminhos e mantendo latente a vontade de ser útil, ajudar o próximo e a mim mesmo.
Hoje tenho a certeza de que os ensinamentos e o amor que recebi através do grupo, não só influenciaram a minha vida até aqui de maneira determinante, mas como me acompanharão no resto de minha caminhada.
Mozart Lima

Nenhum comentário:

Postar um comentário